Trabalhos Científicos

Normas para os Resumos Expandidos

• Serão consideradas somente contribuições científicas inéditas, originais e enquadradas no escopo do congresso, sendo vedado ao autor submeter trabalhos já divulgados e pesquisas em fase de planejamento. NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS DE REVISÃO. O resumo poderá ser redigido em português ou inglês. 

 

• O envio dos resumos deverá ser realizado através de sua área restrita, impreterivelmente, até o dia 05/08/2018. Serão aceitos até 4 (quatro) resumos expandidos por inscrição!

 

• Inscrições com envio de resumos não confirmadas até 05/08/2018 terão seus resumos cancelados sem prévio aviso.  

 

• Os trabalhos enviados deverão seguir a diagramação e organização de acordo com as normas, caso isto não ocorra o mesmo poderá ser recusado.

 

• Os melhores Trabalhos Científicos julgados e aprovados pela Comissão Científica serão selecionados para apresentação oral durante o evento e concorrerão a prêmio.

 

• Cabe ao autor indicar a área temática do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica poderá remanejar o trabalho para outra área se achar mais adequado.

PANORAMA DAS MICOTOXINAS

AMOSTRAGEM E ANÁLISES DE MICOTOXINAS

PREVENÇÃO E CONTROLE DE MICOTOXINAS

IMPACTO DAS MICOTOXINAS

 

• O autor receberá e-mail da aceitação de seu trabalho. Os pareceres ficam disponíveis por e-mail e na área do participante juntamente com a carta de aceite.

 

• Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais Online e serão apresentados no evento por meio de pôsteres.

Orientações para Publicação

1. O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

 

2. O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.

 

3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 11, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.

 

4. As citações de artigos no texto devem seguir a NBR 10520 (2002) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.

 

6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

 

7. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

 

8. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice.

 

9. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

 

10. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

 

11. A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

 

12. A seção Material e Métodos deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.

 

13. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

 

14. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas e Figuras (sem negrito), o título deve ficar acima. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

 

15. A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.

 

16. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. As referências devem seguir a NBR 6023 (2002) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Clique no link abaixo para fazer o download do modelo (template) de resumo, que pode ser utilizado para submissão

Orientações para confecção e apresentação do Pôster

A inscrição com submissão de resumo que não estiver paga (nota de empenho emitida) até a data limite de 05/08/2018, terá seu resumo excluído sem prévio aviso e não poderá ser apresentado durante o evento.

 

O pôster deverá ser fixado de acordo com a programação, que será elaborada pela coordenação científica do evento, sendo obrigatória a presença do apresentador durante o período estabelecido na programação do evento. O pôster poderá ser confeccionado em Português ou Inglês.

 

Fixar o Pôster entre 08h00 às 09h00 do dia de sua apresentação. As sessões de pôsteres serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2018 das 12h00 às 14h00. Caso o apresentador não esteja presente, será facultado à Comissão Científica o fornecimento de certificados.

 

O tamanho do pôster deverá ser de 80 cm (largura) x 100 cm (altura), na orientação retrato.

 

Os textos devem ser legíveis a uma distância de, pelo menos, 1 m.

 

O pôster deve conter: título, nomes dos autores, instituição de origem, endereço eletrônico para contato, introdução com objetivos, metodologia, resultados (e conclusões), referências bibliográficas e agradecimentos.

 

Os textos devem ser minimizados, dando-se preferência a figuras, fotos, esquemas e gráficos.

 

O título do pôster deve ser o mesmo enviado para a comissão científica do evento.

 

Incluir logotipos das instituições envolvidas e agências de fomentos, se participantes.

 

O pôster deve possuir um cordão para permitir sua fixação.

 

A responsabilidade pela segurança e possíveis danos ao pôster, é única e exclusiva do apresentador. A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza pelos pôsteres, especialmente aqueles não retirados dos painéis após o término da exibição.

Clique no link abaixo para fazer o download do modelo (template) de pôster, que pode ser utilizado para confecção

 

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS:

Todos os resumos submetidos serão avaliados.

 

Durante a avaliação dos resumos o avaliador determina quais serão aceitos ou recusados e poderá indicar quais resumos tem mérito para concorrer ao prêmio de melhor trabalho.

 

Após a avaliação o inscrito receberá uma carta de aceite ou recusa em sua área reservada. Não será informado sobre a pré-seleção para concorrer ao prêmio.

 

Todos os resumos aceitos serão apresentados em forma de pôster.

 

Os resumos que forem pré-selecionados para concorrer ao prêmio deverão ser apresentados oralmente de acordo com a programação, que será elaborada pela coordenação científica do evento.

 

Por fim, a comissão escolhe o finalista ou os finalistas. Poderá ser apenas o 1º colocado ou 1º, 2º e 3º dentre todas as  áreas.

 

O resultado será divulgado no encerramento do evento.

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Tel: (31) 3409-2115

Email: enmicotoxinas@gmail.com

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